sexta-feira, 20 de maio de 2011

As 13 Dinastias Prt 2 - Os Anunaki- Os Deuses Sumérios

Selo Sumério retratando os Anunaki

Os (link em Inglês>>  Annunaki  ) (Link PT >> Anunnaki ) também transcrito como: Anunna, Anunnaku, Ananaki e outras variações) são um grupo de divindades sumérias, acádias e Babilônicas. O nome é alternativamente escrito "a-nuna", "a-nuna-ke-ne, ou "a-nun-na", ou seja, algo no sentido de "aqueles de sangue real" ou "prole do príncipe". sua relação com o grupo de deuses conhecido como Igigi não é clara - às vezes os nomes são usados como sinônimos, mas, no mito do dilúvio de Atrahasis, têm de trabalhar para os Anunnaki, rebelando-se após 40 dias e substituídos com a criação dos seres humanos.

Escrita cuneiforme Suméria


Os Anunnaki aparecem no mito da criação Babilônico, Enuma Elish. Na versão final ampliada, Marduque, após a criação da humanidade, divide o Anunnaki e atribui-os aos seus postos apropriados, trezentos no céu, trezentos sobre a terra. Em agradecimento, os Anunnaki, os "Grandes Deuses", construíram Esagila, a esplêndida: "Eles ergueram a cabeça de Esagila igualando-a a Apsu. Tendo construído um palco torre tão elevado quanto Apsu, puseram em cima dele uma morada para Marduque, Enlil e Ea."


Houve um tempo em um lugar esquecido da Ásia Mesopotâmia, um pequeno grupo de pessoas familiarizadas com a arte da linguagem da qual a subverteram em nítidos sinais ( Símbolos )
Essas pessoas eram conhecidos como escribas e pelo conhecimento que possuíam, tornaram-se naturalmente muito poderosos e indispensáveis aos Reis Sumérios e quase que me atrevo a dizer, que derivado a esse facto, se tornariam tão ou mais poderosos que eles.
A escrita Suméria, grafada em cuneiforme, é a mais antiga língua humana escrita conhecida, a sua invenção deveu-se ás necessidades de Administração relacionada com  cobrança de impostos, registo do gado, medidas, e regras ou leis impostas pelos Reis aos seus povos.
A escrita cuneiforme, é a designação geral dada a certos tipos de escrita feitos com o auxilio de glifos( desenhos) em formato de cunha.
Esta forma de escrita viria mais tarde a a ser utilizada e aprimorada pelos Egípcios àquilo que hoje conhecemos por Hieróglifos sendo o mais antigo tipo de escrita conhecida tendo sido criada pelos Sumérios por volta de 3500Ac.
Os primórdios rudimentares da escrita a partir dessa altura evoluíram então lentamente mas estavam apenas disponíveis a um pequeno e seleccionado grupo que se tornou como que uma Elite de Mestres Escribas, daí podemos concluir a importância e o poder natural da pessoa que encarna através da escrita "os fatos e os direitos dos homens " para dar a conhecer a toda a sua comunidade.
A escrita ou o poder de passar o conhecimento temporal, serviria para essa Elite de Mestres, tornarem ainda mais poderosos ,cultivaram o género épico religioso que mais tarde influenciou outras literaturas nacionais, como a dos Babilónios, cujo expoente máximo, a Epopeia de Gilgamesh, tem as suas origens na Suméria.
Na arquitectura, destacam-se os zigurates, monumentos religiosos (templos ou santuários) próprios da civilização suméria, bem como planos urbanísticos com ruas estreitas, habitações pequenas e templos diversos.

Zigurate
Const computorizada de zigurate
Um dos mais conhecidos Zigurates é a torre de babel, já no Império Babilónio

Shamash ou Utu
Com quem se parece esta estátua? Que símbolo tem ela nos ombros?
Cruz Suméria
Mais á frente veremos quem exibe esta cruz actualmente
Shamash, ou mais anteriormente Utu, é o Deus Sol Sumério. Seu nome significa simplesmente o “Sol”. Ele representa a luz brilhante do sol, que retorna diariamente para iluminar a vida. É a força que aquece e faz com que as plantações cresçam;
Embora houvessem templos dedicados ao Deus espalhados por todo o país (como Ur, Mari, e Ninive), os principais centros de adoração á Shamash eram Larsa ( actual Senkerah) e Sippar (cidade de Abu Habba), sendo este ultimo o mais famoso, em ambos lugares era um dos mais proeminentes Deuses para o qual se dedicavam culto, onde se mantiam templos chamados de E-barra (ou E-babbara) “a casa brilhante” uma alusão directa ao brilho do sol.


Segundo a Mitologia Suméria, Shamash é filho de Nanna, o Deus Lua, e irmão de Inanna, a Vênus Sumeria (Chamada na Acádia de Ishtar). Juntos eles representavam a tríade Celeste (Sol, lua e estrela). Irmão Gêmeo de Inanna, o Grande Deus Sol é também um Deus do trabalho, vemos evidências disso quando na criação do Dilmun, paraíso Sumério, ele é o responsável pela irrigação da terra, para que enfim o Dilmun possa ser um lugar frutífero, exactamente como um Oásis divino no meio do Deserto , bem parecido com o Eden da Bíblia. 
Utu , era também o Deus da magia e do Universo, senhor dos astros, também conhecido por Bell ,

Normalmente, é caractrizado com um capacete com Cornos, uma Serra, viajando numa carruagem, simbolizando a sua viagem de este a Oeste, com 1 ceptro na mão.
Marduque, traduz-se e soletra-se AMAR-UTU

Ora Bell e Ball, são a mesma coisa, pois Baal em Hebraico ( בַּעַל) é uma palavra semita que significa Senhor, Lorde, Marido ou Dono (Dom) e esta palavra Hebraica é sinónimo de outra em acádio, Bel, com o mesmo significado.
A forma feminina de Baal é Baalath, o masculino plural é Baalin, e Balaoth no feminino plural, esta palavra não tinha conotação exclusivamente religiosa, podendo ser empregada em relações pai e filhos (por exemplo) não sendo obrigatória uma separação hierárquica
A determinada altura na história dos antigos habitantes da zona da Mesopotâmia começou a existir uma confusão relativa à identificação dos deuses. Cada lugar adorava uma mesma divindade, mas com um nome diferente e isto tudo fomentou a dificuldade de hoje em identificar a diferença entre os deuses.ex: o baal introduzido em Israel por Acabe foi Baal-Melkart, mas havia outros como Baal-Zebube ,o nome Belzebu (usado frequentemente no Novo Testamento para definir o príncipe dos demónios) nada mais é do que uma pronúncia mais fácil do mesmo nome.
Mais tarde Baal deu origem a Beliel, o qual vem grandemente referido até no novo testamento, este personagem teve a sua origem muito anteriormente como o príncipe do mundo epíteto que lhe garantia uma superioridade em relação aos outros componentes da divindade desta época. Este Deus era conhecido também por Enki - O Senhor da Terra


Artefacto dedicado a Baal encontrado no Norte de Israel

Utu, o Deus Sol

Será apenas uma coincidencia

Utu em plena Praça de S.Pedro- Vaticano

A Cruz que estava no peito de Baal

Hitler a beijar a Mão ao seu Dono, o representante de Utu na Terra

 Bento XVI e a cruz dos Cv de Malta 
a sua Milícia Militar a quem todas as chefias dos S.Secretos pertencem.
Mais tarde falaremos desta Ordem militar ao serviço do papa
Mas afinal de contas, como é que Hitler que queria conquistar a Europa, se ajoelha aos pés de um Papa e lhe beija a mão, sinal de reverência?...Alguém ou algum poder teria ele...e muito!
Obelisco Luterano
Este Obelisco, é Assinatura, de uma das famílis mais poderosas dos Planeta.
Contruido por /Tuthmosis III e por Tuthmosis IV
Como podem ver no meio da Praça a indicação
Obelisco Luterano,
Perguntas soltas;
O que faz um Obelisco Egipcio Egipcio  em frente a uma Basilica importantissima, tendo este vindo a subestituir a estatua de Marcus Aurelius.
É conhecido que os Egipcios eram Pagãos, qual  foio interese em trazer a estatua para Roma?
Quem tinha poder de tomar essa decisão e quem financiou dantesca operação?



Proximo capitulo- Babilónia 3


Nuno

1 comentário:

Anónimo disse...

Quero deixar claro, que os símbolos podem ser de Utu, Inanna, Nannar, Ninurta ou afins, mas todos esses símbolos foram roubados por MARDUK, ele é o "líder supremo" desse mundo hoje. É a ele que você deve se focalizar, não se esqueça: MARDUK!!! espero que seja útil.

Obs: existem outros Anunnakis, que apoiam hoje a Marduk, tais como: Nebo ("semideus"), Nusku, Gibil e sua esposa-humana Sarpanit. Mas o clã de Enlil, é inimigo de Marduk, a não ser que algum deles, se vendeu, para o velho largato de olhos vermelhos.