quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Filosofando os Antigos Mistérios 1

Os Simbolos e as Massas
Olá a todos.
Nesta serie, proponho-me a escrever a minha visão filosófica ao significado dos Sinais e Símbolos dos Antigos Mistérios ao qual Sociedades Esotéricas os vêem como O Grande Trabalho Alquímico ou a busca da sua Pedra Filosofal.


Quer as pessoas se apercebam ou não, sempre existiram Tradições e Mistérios Esotéricos que com o decorrer das épocas, as civilizações encarregaram-se de os fazer chegar até aos dias de hoje.
Os antigos Mistérios sempre existiram onde existiram sociedades e sendo o pico civilizacional agora, qualquer pessoa que tenha algum conhecimento ou curiosidade acerca deste assunto, chegará facilmente á conclusão que os mistérios guardados por civilizações antigas, não desapareceram,  pois de facto, eles estão a saltar para a esfera publica de uma forma muito peculiar em relação ao período que estamos a atravessar.
A razão pela qual eu decidi escrever este trabalho, é para que em conjunto, consigamos perceber onde estamos e o que estamos a criar, porque na realidade, nunca conseguiremos compreender nada se não entendermos o nosso passado e o agora e existem "forças ocultas " que é do seu interesse, que o modelo social assim continue.


Por trás de todas as nossas motivações, a filosofia é sempre o gatilho que as acciona, porque por trás de todo o que fazemos, a filosofia está sempre presente e os Antigos Mistérios são hoje conhecidos porque antigos Filósofos se debruçaram sobre esses mesmos Mistérios e se encarregaram de os transmitir ás gerações vindouras.
A filosofia, a actual forma escolar de filosofar, aos poucos, tem retirado a conotação mística em que a própria Filosofia dos antigos pensadores, suportava as suas lendas.
As lendas, sempre existiram, elas sempre foram os mitos que motivarão a busca de algo...
Interpretemos então a palavra Lenda, no seu sentido Inglês.


Uma Lenda ou Legend é uma lista de mitos que interpretamos como se fossem um Mapa.
Um Mapa, olhamos para ele para sabermos onde estamos e onde queremos ir, uma lenda/Legend ou Legenda, é uma lista de símbolos que funcionam como um Código, Eles são uma chave, portanto, uma lenda, é como que uma Chave e uma chave, abre a Porta, portanto, ela funciona como que a chave que abre a porta que decifra o Mito ou a lenda.
Sabermos interpretar a Lenda no fundo, é sabermos a chave do Mistério
Quando olhamos para o conceito de Alquimia, temos que o interpretar e compreender como que uma Lenda, e as lendas são si próprias, Ocultas, místicas e elas tem tendência a ser um tanto obscuras.
O próprio Misticismo, é como que um nevoeiro que nos envolve e nos deturpa a visão e não permite ou dificulta que vejamos ou sintamos o que nos rodeia e por isso, o simbolismo, é a linguagem por si, própria dos Mistérios, algo que não conseguimos perceber.
Além dos Mistérios, o Simbolismo é também a linguagem própria da natureza, então os mistérios são a visão simbólica da Natureza interpretada pela visão do Homem.


O Homem em si mesmo, é também ele, visto como um símbolo, sendo a sua linguagem Natural, os Símbolos, por isso, comunica a linguagem dos Mistérios e a linguagem da natureza.
A Natureza é simbolizada como a Linguagem da Virgem Isis ( mais tarde trataremos deste importante Simbolo) mas por agora, entenderão Isis, na sua forma Simbólica é considerada como a Natureza, o mundo natural, todas as coisas naturais deste mundo, são representadas como sendo A douctrina de Isis.
Portanto, o homem, como ser Natural, é considerado como sendo filho de Isis, Ela representa A Virgem que dá á luz, o filho sem Pai, pois ela representa o nosso Planeta...
Isis, representa não só a natureza e o mundo natural, como representa os Mistérios e os Homens.


Peço-vos a atenção,a forma como lêem, pois estamos no campo filosófico e a filosofia possui uma abordagem muito pessoal, sendo que esta, é a minha visão, embora nada disto seja novo.
Apesar de dono dos meus pensamentos, não sou o dono destes mistérios e nada de novo trago de forma simbólica que já não tivesse sido pensada, embora de outro angulo ou abordagem.
também não sou tonto ao ponto de pensar que descobri a chave dos Mistérios, pois os mesmos são e serão sempre um trabalho incompleto, eles são os Mistérios da Vida, aquilo que a Maçonaria representa no Cume da Piramide com o Olho que tudo vê.
Representam a fórmula Alquimica, o trabalho inacabado da natureza em constante evolução e Mutação.


Cada simbolo, possui várias interpretações dai ter um profundo significado Esótérico e a cada olhar que debruçamos ao aprofundar um simbolo, ele imerge em si cada vez mais e mais, dai o misticismo dos Antigos Mistérios.


Como escrevi no Post - A exteriorizacao-da-hierarquia - , todos estes segredos e outros ainda mais Ocultos, têm-nos vindo a ser revelados, á pelo menos 1 Séc, sendo M.P.Hall com o seu livro, The Secret Doctrines of All Ages, uma prova disso
O Próprio título do Livro diz-nos que estes Segredos são, A Douctrina Secreta de Todas as Eras.
Então devemos questionar-nos, se estes ensinamentos são as Doctrinas secretas, porque razão nos os estão a revelar? Porque razão deixarão os mesmos agora de ser considerados secretos?
Qual a razão porque é permitido a M.P.Hall, Maçon de 33º Grau e um dos maiores Cátedras dos pensamento e conhecimento Esotérico, revelar aos profanos os Segredos da sua Ordem?
Uma das regras ditas a qualquer um que seja Iniciado nestas Ordens, é que estes segredos não podem ser revelados sob pena de Morte.
No entanto, M.P.Hall através de seu Livro, revela-nos uma analise de profundo detalhe sobre estes assuntos misticos... Porquê? ...mas que raio se está a passar? Se estes são Doctrinas Secretas, porque razão estes Mistérios e seus segredos, saltam para o mundo profano como Pipocas dentro de um Micro-Ondas?


Por toda a Internet, sobretudo com o aparecimento de ferramentas de divulgação como o Youtube, o Facebook, o Hi5 e muitos outros, é-nos dado a acreditar que passamos por um periodo de despertar espiritual e Intelectual como que um purgar de todos estes segredos.
Isso pode até em parte ser verdade até certo ponto mas o indiscutivél é que há algo ou alguém que quer que saibamos estes principios e como os interpretar e esse facto, na minha opinião prende-se com algo muito maior...por trás deste "acordar " algo muito especifico está relacionado com estes Mistérios.
Esta promoção é deliberada e eu penso que as pessoas, no geral, não estão a dar a importância devida a este assunto.


Quem tentar ser racional, critico, provavelmente já deve ter-se apercebido que muitos destes mitos e suas metáforas, as Ideias, são as mesmas histórias contadas e recontadas de diferentes modos, com diferentes personagens, em diferentes periodos Históricos.
Ainda hoje, nas nossas Ciencias, como Biologia, Quimica, Fisica, enfim, quase todas, estes antigos simbolos representam estas lendas e seus Deuses como uma expressão que hoje consideramos natural e nem questionamos qual a sua origem.
Aceitamos que um simbolo representa determinada força ou ideia como um dado adquirido.
Os Antigos Mistérios e Mitos, tem algo colado em sí, como que uma ciência natural oculta, que representa um Código com determinadas propriedades.
Voltando a M.P.Hall, em 1934, o mesmo criou uma fundação em Los Angeles á qual chamou The Philosophical Research Society onde na fachada do Edificio escreveu, Philophy, Science and Religion, analisando essas 3 ciencias como diversos aspectos de uma só.
As 3 Ciências, seriam como que os vários Ramos da mesma Arvore.
Ele sabia que estes eram os Mistérios que tinham sido usados através dos tempos

Compreender onde estamos como Sociedade e o que estamos a criar como futuro, é uma tarefa dificil e é critico que percebamos que mais uma vez, estes Mistérios são a ser desvendendados, promovidos  propositadamente, renascendo.
As Secretas Doutrinas estão a reaparecer como a Fénix, dai o simbolo da Fénix  ou da Águia, ser tão importante para as Sociedades Secretas, pois a mesma aparece como representação simbólica destes Antigos Mistérios.
Ela é o passaro que nasce das cinzas após a sua morte.
No fundo, a Fénix simboliza a Morte dos vários impérios passados e que os quais nascem com outro nome, mas no fundo, são as mesmas forças que se mantêm no Poder usando ou mantendo-se ocultas.
Temos que aceitar como facto que estes Antigos Mistérios permeiam todos os campos das nossas vidas e que o cidadão comum ou " normal " além de não dar por eles, tão pouco os compreende.
Portanto, por um lado temos a propagação de todos estes segredos mas ao mesmo tempo, temos uma fomentação não só dos Mistérios como também de uma confusão generalizada e propositáda sobre todos eles.
A Multidão... a massa Caótica, a massa ignorante ou os Profanos, como somos catalogados pelos Eleitos durante todas estas Eras, inadaptada, não se consegue organizar, pois á mesma, é-lhe ocultada a chave que consegue abrir as portas de alguns Segredos que explicariam muito das suas vidas.
Derivado a isso, a maioria dos Profanos nem tão pouco se apercebe que existem Antigos Segredos que lhes estão constantemente a ser ocultados, era após era.
Não conseguem perceber, este mesmo Poder, porque o mesmo, se oculta a cada Era de uma forma mais aperfeiçoada.

Como é que isso é possivel?
Porque os Eleitos nos Segredos Misticos destes Mistérios utilizam os Simbolos, que no fundo são a chave e que funcionam de várias formas, com vários Objectivos.
Os Simbolos, tal como já escrevi, contêm um Poder próprio de quem o conhece e que apesar dos Profanos não os reconhecerem visualmente, os mesmos induzem na Psique, uma força anteriormente conhecida que é novamente, através do nosso Subconsciente assimilada mesmo sem darem por isso e é dessa forma que o Segredo dos Antigos Mistérios funcionam.
No fundo, eles acenam ás massas com Poderosos simbolos que funcionam como talismãs e que as massas, propositadamente mantidas ignorantes, nem se aperceem do que indirectamente lhes estão a fazer.
Aos Cépticos, não será dificil entender que certos simbolos, representam certas ideias... é só extenderem o conceito e facilmente se aperceberam que "outrs simbolos " serviram de gatilhos para que outras sejam acionadas. 

No Próximo capitulo aprofundarei mais este assunto.
Por agora é tudo

Nuno.


2 comentários:

Anónimo disse...

http://rick-beyondtheveil.blogspot.com/2006_08_01_archive.html poderia estar tambem o simbolo da psp entre outros.

Anónimo disse...

Relativamente aos símbolos sagrados li uma vez que temos a capacidade de compreender os seus significados meditando sobre eles. Já que os símbolos, as imagens, são a linguagem do subconsciente, faz todo o sentido usá-lo para adquirir a compreensão de um determinado símbolo. A partir do momento em que a pessoa compreende o seu significado e sabe usá-lo, está iniciada nele.

Há símbolos pessoais e universais. Do meu ponto de vista, estes dois tipos de símbolos criados, nós sabemos interpretá-los, por indivíduo e humanidade, respectivamente, por estarem associados a experiências vividas.
Ao veres uma imagem, um símbolo que está associado a uma determinada experiência que tiveste, ele vai desencadear algo em ti. Para o subconsciente vai tudo aquilo que captamos. Quando te esqueces de alguma coisa que aconteceu isso significa que passou do consciente para o subconsciente. Ao veres algo que está associado a uma determinada experiência, esse algo vai trazer de novo para o consciente essa experiência. Se te fizer lembrar de algo feliz, vai suscitar no momento uma emoção correspondente.
A manipulação feita pela publicidade é fácil de resultar e é bem visível. Atinge o subconsciente sem a maioria se aperceber, apelando aos instintos e emoções (estes andam de “mãos dadas”). Além de levar a pessoa a ter vontade de comprar o produto, faz com que fiquemos mais agarrados à matéria.

Agora os símbolos sagrados são “portas”. Têm forças, que transcendem o plano dito físico, às quais eles estão associados e servem como que um ponto de contacto com essas forças. Funcionam para quem está iniciado.
Daquilo que sei, os símbolos podem estar expostos, mas para quem não estiver iniciado, eles simplesmente não vão funcionar. Não funcionam para aceder aquilo ao qual estão associados. Agora se exercem um efeito sobre nós, sem estarmos iniciados e sem nos apercebermos, não sei, mas penso que não.

G.S.