segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Filosofando os Antigos Mistérios 4

Filosofando ... Prt 1
Filosofando ... Prt 2
Filosofando ... Prt 3

Nos Capítulos anteriores, o meu objectivo foi desconstruir alguns conceitos para que consigam compreender, o que a maioria das Sociedades Secretas persegue como filosofia de vida.
O Objectivo deste trabalho, servirá para num futuro, ao lerem algo ou ouvirem algum discurso em que a Maçonaria ( e outras Ordens Espirituais) sejam os protagonistas, percebam a linguagem Esotérica que muitas das vezes está por detrás da mensagem Exotérica.
Como tal e como já o mencionei imensas vezes, muitos de vós já devem ter reparado como os antigos Mistérios e os seus mitos não desapareceram, eles continuam bem vivos.
Porque razão então muitas pessoas são levadas a pensar que eles desapareceram? Porque é esse mesmo o objectivo e o verdadeiro conceito por detrás das S.Secretas, aliás o Simbolismo da Fénix representa isso mesmo, o renascer de novos Impérios arrastando esses Mitos transmutando-os para novos novos mas mantendo os Ignorantes Profanos sempre, Era após Era iludidos no mundo Material, enquanto os Eleitos e Iniciados trabalham em conjunto espiritualmente, a busca da sua Perfeição Humana no Micro-Cosmos, inspirando-se  nos anteriores Filósofos  e toda a sabedoria acumulada Olhando mais adiante, para Macro-Cosmos.
Eu sei que parece confuso!
Traduzindo por palavras mais simples....Os Eleitos procuram os Mistérios da Natureza e do Universo, pois sabem que o nosso Mundo Material, é uma Réplica do Universo, então iludem-nos mantendo-nos a trabalhar na sua " Grande Obra " , a Sociedade perfeita com Eles a liderar de forma hereditária em que nós, os veremos como Deuses, ficando completamente á sua mercê para tudo.
Será um pouco senão pior como o Antigo Egipto, onde os Faraós, que se achavam Semi-Deuses.

Se repararem, eu alterei o cabeçalho do Blog, juntando-lhe umas fotos que descrevem todo o processo.
Primeiro foi o Universo de onde tudo veio, depois com o decorrer do Processo, a filosofia/espírito/luz , o homem, procurou descobrir o segredo do processo evolutivo presente na Natureza, descobrindo a Cura para os seus males.
Com a desculpa que só com novas ciencias e tecnologias poderemos erradicar a raiz das doenças, alienando partes do Corpo, subestituindo as naturais que estavam malignas, teremos o homem prefeito, simbolizado pelo acasalamento (ironizado claro ) de 2 Robôs... o Perfeito Cyborg.
No entanto, eles não irão aderir a este avanço tecnológico, este conceito servirá para um futuro, desumanizar por completo o Ser Humano, ficando desprovidos de Sentimentos, partes do Corpo, emoções.
Após este Processo, estaremos completamente englobados num mundo completamente tecnológico sem qualquer tipo de capacidade para inverter o processo.
A isto chama-se Transhumanismo... e é a explicação para a história fotográfica no topo do Blog.
É sobre isso que todo este meu trabalho irá evoluir, capitulo após capitulo...muitos de vocês nunca ouviram falar de tal Agenda é escondida de propósito do Olhar profano.
Mas comece-mos do principio....
O tema deste Capitulo irá andar em torno da Biblia e seus Mitos envoltos na Criação do mundo Físico.

Os vários Mitos que nos chegaram através dos Tempos, todos eles têm várias Lendas/Códigos/Chaves que nos foram trazidos, envoltos em Antigos Mistérios e embora parecendo-nos diferentes, todos eles nos contam a mesma história, pois por trás deles, envolve-os a mesma Filosofia base e os mesmos conceitos que procuram contar, o acto da criação e de como aqui chegamos.

No 1º Capitulo, procurei demonstrar-vos como a Vida no mundo Material, representa filosoficamente, a Morte Espiritual.
Portanto, a existência material, a vida neste Mundo, representa Morte espiritual, pois basicamente ela é vista pelos Eleitos como, O nascer na Ignorância, pois a Ignorância é vista como o estar na escuridão, sendo a escuridão simbolizada como O Abismo.
Ou seja, uma pessoa Ignorante é como se estivesse no Escuro ou no fundo de um Abismo, pois não tem as ferramentas necessárias, o Conhecimento para se poder salvar.
 Portanto, o Abismo, ou a Escuridão, tem um duplo sentido, pois ela pode simbolizar a vastidão do escuro ou de algo que represente a imensidão, tal como a Agua, pois um Oceano de Agua, onde 360º á volta nada mais se veja, é como estar a olhar para a escuridão, sendo ela Escura ou Azul.
Então, o Abismo, A Escuridão e As Aguas pode também ser simbolizado como O imenso, o Absoluto, o Tudo e o Todo.
A Biblia, no Capitulo Genesis Diz assim ;
1- No principio Deus criou os Céus e a Terra
2- A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
3- Deus disse: Haja Luz e ouve Luz.

 Então, no principio, o Criador Supremo criou o nosso Planeta, não vou especular como pois também não sei . A Terra era sem forma e vazia, levando-nos a deduzir que não haveria Terra e sim, só agua, pois isso é descrito logo a seguir.
As Trevas, simboliza o Universo (O desconhecido) sobre a face do Abismo.
Este o Abismo, significa simbólicamente a Agua e significa também, o aspecto feminino patente em todo o lado na natureza...antes da Luz
Portante, este Abismo, esta escuridão, representa a Agua e o espírito de Deus, pairava sobre Ela.
Este Espírito de Deus, representa a consciência, a Energia, que junta o principio Masculino e Feminino que dá lugar á vida e representa sobretudo a Luz Solar, pois é ela que trás vida a este Mundo material.
É esta Luz que Deus (o Criador Supremo ) através do Sol, ilumina as Aguas Materiais/físicas do Mundo e origina todo o processo, animando a agua trazendo vida através desse processo.

Os Mitos Bíblicos da criação, na verdade, referem-se á Evolução de todas as formas de Vida antes da própria Vida humana neste planeta como a conhecemos
Hoje é praticamente aceite pela Comunidade Cientifica que a vida originou primordialmente vinda da agua, pois basta a presença da Luz do Sol, incidindo sobre Agua para que ao fim de algum tempo, formas de vida começarem a surgir, evoluindo e criando Mutações de novas espécies, consoante esses habitates.

Portanto, temos vários elementos fundamentais á vida a trabalhar em conjunto. Temos a Agua, temos a Luz que significa o Fogo, temos o Ar.
Este AR, simbolicamente, é aquilo que os religiosos veêm como A Palavra, pois o som, precisa de Ar para se fazer ouvir e o mesmo, significa o Principio Regenerativo e o mesmo, encontra-se entre a Luz (solar) e o Abismo (as Aguas).
Portanto temos a Luz(O Sol, Masculino) e temos a Escuridão(Agua,Feminino), temos a dualidade do Mundo onde o homem nasce da Mulher que na verdade, é uma metáfora a explicar que o conceito Masculino e feminino, está patente mas ao mesmo tempo, diferenciado em toda os seres vivos.

Depois diz assim no Versículo 24;
- E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi.

Isto só pode ser uma história para as criancianhas.
Então se no principio, o mesmo criou os Seres e se Adão/Eva viviam no paraiso, como podem haver animais domésticos?...Por amor ao Criador caramba.
Eu fico espantado na inocência de alguém que oiça isto da boca de um Padre/Pastor sem se questionar se lhe estão a indrominar o cérebro caramba.

Aprofundando mais os simbolismo das palavras e dos seus significados.
Portanto temos o Abismo, a Escuridão e o Kaos das Trevas, esta Escuridão não representa só a Agua, pois se representada na forma de símbolo a negro ou preto, ela Simboliza, Saturno muitas vezes simbolizado através de 1 Cubro Preto ou uma Pedra desbastada, pois voltando aquilo que tenho escrito, Saturno era o Senhor na Idade do Ouro ou Golden Age.

Aqui podemos ver parte desse Simbolismo, onde temos o Sol (Bebé,Masculino) a Agua (Vénus,Feminino) e Saturno como Antigo Deus, como a Pedra desbastada, ao meio o Carneiro adormecido, simbolizando os Profanos, a Carneirada Ignorante adormecida e á sua Frente, a Esfera, o Trabalho realizado na pedra Bruta levado a cabo pelos profanos...reparem que ambas as formas humanas, estão á espera, simbolizando o tempo que a Grande Obra, leva a realizar.

A forma que Saturno normalmente é simbolizado, como Deus na Golden Age, tem a ver, não com o princípio que o mesmo seria adorado, mas sim  representando uma Era ou tempo em que a Luz do Sol ainda não iluminava a face da Terra Vida, pois a Luz é Vida, pois tal como disse, a luz ilumina o mundo material(agua) e traz formas de Vida.
Portanto Saturno Governava antes da Luz/Vida, onde só havia um Mundo Material, e como não havia Vida Física, também não havia Morte, dai o mesmo representar a Eternidade, o Infinito onde não há Tempo.
A Vida  ou o que anima os nossos Corpos, é algo visto como uma Força espiritual Infinita que não morre, Re-encarnamos na forma de Energia Vital e Espiritual, dai o simbolismo de Saturno a comer os Próprios Filhos, num sentido de Re-encarnação no Tempo, pois Saturno, simboliza o Tempo, Ele é o Pai do relógio.

Eu adorava escrever mais em cada artigo, pois começo a puxar pelos fios do pensamento solto e nunca mais parava.
Mas como tenho receio que os artigos fiquem muito longos e chatos e que depois não os queiram ler, vou partindo aos capítulos, até porque não os têm comentado, levando-me a pensar que se calhar não estão a perceber o texto por falha minha.
Agora que já acertei o Blog...já posso continuar a serie.










20 comentários:

Selenyum disse...

Tres coisas

1 - O sol ao incidir sobre a agua não cria organismos, acorda os que podem por la estar adormecidos. Contudo, percebo o que dizes, os primeiros organismos surgiram a partir da agua.

2 - O planeta não podia esta aqui sem o sol, graviticamente falando.

3 - Escravidão tecnológica, assustador. Não e nada surpreendente tendo em conta o rumo do mundo.

Streetwarrior disse...

Selenyum.
1- Os 3 principios estão lá, Agua, ar, luz solar...eu sei que percebeste... ;)
2- Supostamente, pela tua linha de raciocinio, saturno também não.
3- Escravidão Técnológica sim...já está praticamente.
Um mero exemplo. se porventura houvesse 1 cataclismo que ficassemos sem conseguir produzir Electricidade, o mundo voltaria a uma idade média.
Estamos de tal forma dependentes e subjugados á tecnologia que é o próximo passo evolutivo ...metade homem, metade Máquina...e não, não é Holywood.
È real nos próximos 10 anos.

Streetwarrior disse...

Mas eu continuarei a escrever sobre isto durante a continuação dos capitulos.

Eu gostava de continuar a escrever, só que isso iria criar longos testamentos e desviava o meu obbjectivo.
Continuar a trazer este assunto para cima da mesa.

Selenyum disse...

Em relação ao ponto 2.

Sem a gravidade do sol todos os planetas se movimentariam em linha recta, afirmo isto com base nas leis de newton que podem ser verificadas ate em casa. Segundo investigações mais recentes os planetas fazem parte da mesma matéria do sol. O fenómeno e explicável se por exemplo centrifugares algo, o que e que fica de fora? Sem sol, nem mesmo esses "iluminados" podiam viver, nem sequer 99.99% dos seres deste planeta. Não pretendo ridicularizar a tua investigação, pelo contrario, adicionar-lhe valor.

Quando ao exemplo da electricidade... Ja viste aqueles links que te dei há uns tempos sobre permacultura? Daqui a um par de anos esse conhecimento poderá ser a diferença entre a vida e a morte.

Streetwarrior disse...

Sim Selenbyum, eu percebi o que quiseste dizer.

Eu gostava era que explicasses nas tuas palavras melhor o fenómeno.
Se é certo que o Sol, funciona como o Ponto central, de onde toda a energia é atraída e depois expulsa, como fica por exemplo Júpiter?
É que Júpiter também funciona como Campo gravitacional, atraindo todos os meteoritos e partículas que andam á deriva, expulsando-as também.
E sendo o Sol, a principal fonte ou Núcleo de energia de onde toda a nossa galáxia gira em torno, haverá hipótese de o Sol ter nascido de uma colisão ou activação entre planetas?
Saturno nos mitos é tido como o anterior "SOL", um Astro que faria a mesma função, mas havendo só uma estação.
Atenção, é uma Lenda.
Antes do Sol, poderá ter havido um outro Planeta ou Estrela que fizesse as mesmas funções?
Nuno

Streetwarrior disse...

Em relação á permacultura...
Tens conhecimento acerca da patenteação que está em curso sobre quase todas as sementes?
Monsanto...Sabes que se cultivares algo que esteja patenteado por eles, é contrabando, falsificação?
Até porque com as sementes deles, não poderás semear simplesmente porque não nasce, tens que comprar a semente a eles para poder semear.
Podem (eu sei que tu não) agradecer aos transgénicos.
Monsanto is very gratefull of your Work

http://en.wikipedia.org/wiki/Monsanto

Selenyum disse...

Em relação a permacultura, tecnicamente não plantas, só colhes. Aquilo e organizado de um modo que parece mais uma floresta que um cultura organizada. Eta podes argumentar que o que ali tens e selvagem. A segunda coisa, a permacultura usa tipos de plantas que não são usados pela agricultura normal e terceiro sementes 100% naturais nunca podem ser ilegais. E possível arranjar sementes dos nossos avós, especialmente aqueles que nunca compraram.

Selenyum disse...

Existem duas forcas a ter em conta: a gravitação e a forca centrifuga.

Caso só com forca gravítica. Se dois planetas estiverem parados e deres tempo eles irão atrair-se um para o outro acabado por colidir.

Caso só com forca centrifuga. Um planeta gira a volta de outro ou cada um a volta do outro. Sem forca gravítica eles sairiam disparados. Imagina uma corda entre eles, se a cortasses o que aconteceria?

Caso com as duas forca: A for;a gravítica, resultante da massa dos dois planetas, e a força centrifuga, resultante do movimento de rotação tem o mesmo valor e é isso que mantém o planeta na sua orbita.

A massa do sol (2 * 10^30 kg) é muito maior que a de Saturno (6 * 10^26 kg) ou Júpiter (2 * 10^27 kg), por isso é que roda tudo à volta do sol e não a volta de um desses planetas.

O sol não é central na nossa galáxia, nem tão pouco esta roda à volta dele. Pensa no sol como a terra que roda em volta do nosso sol, assim vez como o sol roda em relação ao núcleo mais denso da nossa galáxia, que provavelmente tem um buraco negro.

Antes do sol e do nosso sistema solar, houve um evento de super-nova. A explosão deu origem a poeira que formou o nosso sol e os restantes planetas. Foi uma autentica deusa de vida e morte, já que a sua explosão foi berço de vida e ao mesmo tempo obliterou tudo o que havia no raio de alguns anos luz.

Em termos astronómicos o sol não e nada de especial. Há imensas estrelas que produzem mais energia. Para além disso não tem massa suficiente para ser uma super-nova ou um buraco negro. No seu fim vai expandir-se e engolir alguns planetas, mas é tudo...

Há mais alguma coisa que gostasses de ver explicada por os olhos da ciência?

Anónimo disse...

Nao compreendo entre outras coisas o uso dos humanos, quando poder-se-iam desenvolver maquinas para se o obter o tal "escravo perfeito". Isso da agua e da luz parece-me um pouco forçado

Streetwarrior disse...

Tá..já percebi Selenyum.

Anónimo, o que te parece forçado?
A Vida nascer da agua e da Luz ou simbólicamente as Aguas serem o Abismo?
tens que explicar melhor para te fazer compreender.

fatima disse...

"Mas como tenho receio que os artigos fiquem muito longos e chatos e que depois não os queiram ler, vou partindo aos capítulos, até porque não os têm comentado, levando-me a pensar que se calhar não estão a perceber o texto por falha minha."

Às vezes também ficamos caladinhos, pode ser?ehehe
Agora a sério: estou a seguir atentamente. Continuação de excelente trabalho.

fatima disse...

Selenyum diz:

"Quando ao exemplo da electricidade... Ja viste aqueles links que te dei há uns tempos sobre permacultura? Daqui a um par de anos esse conhecimento poderá ser a diferença entre a vida e a morte."

Precisamente! Agora Selenyum imagine só a produção de medicamentos em tal emergência!!! Pergunto: Quantos saberão pesar sais numa balança analítica? Quantos saberão calcular o zero e a margem de erro desse mecanismo?
Lembrei-me assim de repente...

Selenyum disse...

Fátima: E da responsabilidade de cada um adquirir as habilidades para conseguir viver num mundo sem tecnologia. Não e por falta de aviso.

By the way: Permacultura também tem uma boa parte de uso de plantas medicinais, educação dos filhos feita em casa, condução de habitação, etc...

Winston Smith disse...

Salvo erro foi o Carl Sagan quem disse poeticamente que todos nós somos filhos das estrelas. Ou terá sido o Albert Einstein? Se calhar nem um nem outro. :P

Em relação ao Sol, o mesmo forneceu o calor necessário para que se criasse Vida neste planeta, fazendo fé na teoria da sopa primordial. Atenção, disse calor, não Luz.

Dantes pensava-se que não havia vida neste planeta sem Luz Solar, mas afinal junto de fontes termais nos abismos dos oceanos, parece que encontraram vida abundante por aquelas paragens.

Tendo em conta que a superfície terrestre é muito menor que a submersa, para não falar dos oceanos propriamente ditos, pode-se dizer que ainda estamos muito à nora e muito ignorantes em relação aos mistérios dos oceanos...

Já agora, na teoria da sopa primordial, não precisamos de Ar, mas de Carbono e outros elementos já... Ou seja, a Terra acaba por ser o terceiro elemento mais próximo da Vida, depois da Água e do Fogo.


Há todavia quem defenda a teoria, com base em observações feitas em meteoritos, que a Vida neste planeta pode ter sido introduzida por acidente.


No cinema, até se foi mais longe em "Mission to Mars", alegando que a Vida na Terra teve a sua origem em Marte, o planeta vermelho.


De acordo com a teoria do Big Bang, o nosso Sol actual é capaz de ser uma estrela de segunda ou terceira geração, sendo que Júpiter e Saturno são planetas gasosos e na prática, são estrelas falhadas, pois não foram capazes de criar a suficiente e necessária massa crítica para se transformarem em estrelas.

Já Marte, Terra, Vénus e Mercúrio tornaram-se suficiente grandes para serem planetas "rochosos", mas suficientemente pequenos para não se tornarem em estrelas falhadas, ou seja, ficaram com o tamanho certo. Excluindo Mercúrio, são também capazes de gerar um campo gravitacional e salvo erro, um campo magnético para manter uma atmosfera, mas no caso de Marte, se não estou em erro, há muito que o campo magnético falhou e daí que a atmosfera que tenha tido, tenha entretanto desaparecido.

Vénus está demasiado perto do Sol e a sua atmosfera é um excelente estudo de caso do efeito de estufa, já Marte é capaz de estar ainda à beira da margem mínima para sustentar vida, todavia há cada vez mais interesse em não prosseguir com as investigações no terreno, por assim dizer, pelo menos não por agora.


Em relação à cintura de asteróides que separa Marte de Júpiter, a mesma poderá ser resultado tanto de um planeta rochoso que falhou na sua concepção, não conseguiu atingir a massa crítica suficiente para tornar-se um planeta rochoso como Marte, o porquê disso é que já não se sabe muito bem. Mercúrio está perto do Sol e não se partiu em mais de mil pedaços, já a cintura de asteroides pode, talvez em parte, ter também acontecido pela influência de Júpiter, e quem sabe, também de Saturno, que apesar de mais distante, pode ter dado uma ajudinha.


Neptuno e Úrano são também planetas gasosos salvo erro, mas no nosso sistema solar, Júpiter e Saturno são os dois planetas que mais próximo ficaram de se converterem em estrelas como o Sol. Aliás, o que há mais nesta galáxia são sistemas com 2 e 3 sois. ;)

E para se encontrar exo-planetas, uma das técnicas passa por perceber quais os distúrbios gravitacionais, chamemos-lhes assim, que possam existir em redor das estrelas. Daí que não se acredita numa Contra-Terra colocada exactamente no lado oposto à Terra, pois o seu campo gravitacional seria suficiente para se fazer notar.


(Continua... To Be Continued... :)

Winston Smith disse...

Portanto, calor, água, "nutrientes base", um campo magnético que proteja o planeta de boa parte das emanações e radiações solares e um campo gravitacional mínimo capaz de segurar uma atmosfera, para além de uma localização adequada, foram o mínimo suficiente para que se criasse vida, para não falar do sempre presente Acaso, que garante suficiente variabilidade para que não ocorra repetição e assim evitar que todos os desfechos conduzam ao falhanço do fenómeno da Criação da Vida.


O Acaso é também a principal ferramenta que faz lentamente aparecer a evolução, através da variabilidade que proporciona, sendo na prática concretizado no caso da Vida e da sua Evolução pelos vírus. Há quem diga que 90% ou mais do nosso código genético não passa de lixo, de inúmeras "experiências" falhadas em termos de mutações que não deram em nada e que se foram acumulando umas em cima das outras.

São os vírus por exemplo, os responsáveis pelo facto de os mamíferos, no caso do sexo feminino, serem capazes de engravidar por vários meses. O próprio Amor (não o filial ou fraternal ou paternal) entre dois indivíduos do sexo oposto parece ser um efeito causado por uma mutação que um dia um vírus introduziu na espécie humana. Ao que parece, experiências com retrovírus sustentam a viabilidade desta tese.

The Virus Hunters: http://channel.nationalgeographic.com/series/explorer/3828/Overview

De acordo com este documentário, são os vírus os grandes responsáveis pela evolução das espécies tão bem descrita por Darwin e hoje em dia, o uso dos retrovírus deixou de estar fora do âmbito da ficção científica como acontecia por exemplo em Stargate: Atlantis, em que um retrovírus era inoculado na população/tripulação da cidade dos Antigos de seu nome Atlantis por forma a que estes pudessem operar ou pilotar por exemplo os "salta-pocinhas".


Isto é o que se conhece pelo lado da Ciência em relação à nossa origem e à origem do Universo. De certa maneira, todos nós fazemos parte dele e do seu esforço em encontrar-se consigo próprio e descobrir-se e conhecer-se, como J. Michael Straczynski tão bem sugeriu no seu "Babylon 5". ;)

Selenyum disse...

Winston: bom comentário!

A citação dos filhos das estrelas e de Carl Sagan.
http://pt.wikiquote.org/wiki/Carl_Sagan


Winston disse:
"Em relação à cintura de asteróides que separa Marte de Júpiter, a mesma poderá ser resultado tanto de um planeta rochoso que falhou na sua concepção, não conseguiu atingir a massa crítica suficiente para tornar-se um planeta rochoso como Marte, o porquê disso é que já não se sabe muito bem. Mercúrio está perto do Sol e não se partiu em mais de mil pedaços, já a cintura de asteroides pode, talvez em parte, ter também acontecido pela influência de Júpiter, e quem sabe, também de Saturno, que apesar de mais distante, pode ter dado uma ajudinha."

Suspeita-se de uma colisão entre dois corpos que estavam em orbitas muito próximas


"Neptuno e Úrano são também planetas gasosos salvo erro, mas no nosso sistema solar, Júpiter e Saturno são os dois planetas que mais próximo ficaram de se converterem em estrelas como o Sol. Aliás, o que há mais nesta galáxia são sistemas com 2 e 3 sois. ;)"

E verdade, há muitos sistemas binários por ai. Júpiter precisava de 70 vezes a sua massa para conseguir fazer fusão de hidrogénio no seu interior e logo ter brilho próprio.

"Há quem diga que 90% ou mais do nosso código genético não passa de lixo, de inúmeras "experiências" falhadas em termos de mutações que não deram em nada e que se foram acumulando umas em cima das outras."

Muito desse "lixo" não codifica nada, contudo serve para manter a estabilidade da estrutura. Todo o código "útil" tem probabilidade de ser codificado, claro que muitos genes suprimem outros (ie: dominantes e recessivos). Algumas teorias mais recentes dizem que algum genes só são "activados" em certas condições.

O campo magnético não tem qualquer influencia no facto de um planeta ter atmosfera ou não, o valor do campo gravítico e a única condicionante. O campo magnético ajuda a desviar parte dos ventos solares.

Os nutrientes que falas são basicamente: carbono, hidrogénio e oxigénio. Estes continuem a grande maioria dos nossos corpos.

E já que falas nas técnicas de gravidade para descobrir planetas fora do nosso sistema solar, tenho algo interessante a acrescentar: Nos só conhecemos 5% da matéria que existe.
O universo e constituído por cerca de 25% de matéria negra e 70% de energia negra. O negro apenas denota que nao interage electromagneticamente, ou seja: so sentes alguns dos seus efeitos por por exemplo a gravidade. A gravidade e que o diz, ou ela esta errada ou o nosso mundo dito real e apenas uma fracção minúscula.

Streetwarrior disse...

Selenyum, transmites a ideia de ser uma pessoa muito bem informada em relação a este tipo informação.
O interesse pela astronomia faz parte das tuas habilitações profissionais ou tens apenas interesse nesse campo e como tal, gostas de te cultivar sobre o assunto?
Isto caso queiras partilhar essa informação pessoal, o que eu respeito seja qual for a tua opção na resposta.

Eu como te disse, não tenho muito conhecimento adquirido nessa Área, por vezes, nem o mais , digamos considerado Básico para os entendidos eu domino.
No entanto, é sem duvida um campo cultural que devia ser mais disponibilizado em escolas desde cedo.

Obrigado a ti e ao Winston.
Nuno

Selenyum disse...

Eu tenho um mestrado em Física. As minhas especialidades são Partículas, Estado Solido, Astrofísica e Computacional. Não quer dizer que tudo o que eu diga esteja correcto ou actualizado. Tenho uma imensa curiosidade em biologia, mas não tenho quaisquer habilitações.

Eu gosto de partilhar o que sei, por isso estejam a vontade para fazer perguntas. Eu acredito que o conhecimento deve ser de todos, não somente daqueles que podem pagar 40 euros por um artigo cientifico de 4 paginas.

Ha muita coisa mal no nosso sistema de ensino, come;ar a discutir isso agora iria dar pano para mangas...

Streetwarrior disse...

" Eu gosto de partilhar o que sei, por isso estejam a vontade para fazer perguntas. Eu acredito que o conhecimento deve ser de todos, não somente daqueles que podem pagar 40 euros "

Comungamos da mesma Ética Moral neste sentido.
Ao reconheermos que o sistema é cada vez mais injusto devemos tentar tudo que está ao nosso alcance para o mudar.
Ao contrário de muitos que também sabem, acreditam e reconhecem que o sistema é injusto, não pedimos a ninguém para fazer algo e muda-lo.
Não, devemos primeiro acima e tudo, mudar-mos nós, os nossos comprtamentos.
Cada um dos nossos comportamentos, é espelhado na sociedade que nos rodeia, por isso, ao mudar-mos as nossas acções, mudamos a realidade que queremos ver.
Continua a insistir selenyum.
Obrigado por participares e comentares no meu Blog.

nuno

Winston Smith disse...

Selenyum: "As the ancient myth makers knew, we are children equally of the earth and the sky."

Quando uma estrela morre, lança em seu redor vários materiais que depois são aproveitados mais tarde por outros corpos celestes, habitualmente estrelas de nova geração e planetas. Nestes, como é o caso da Terra, os mamíferos usam algum do ferro oferecido pelas estrelas para prender o oxigénio que corre no seu sangue. Esse ferro veio das estrelas... :)


Em relação a Marte, sem gravidade suficiente, a atmosfera simplesmente desvanece-se, como acontece com a nossa Lua, mas Marte possui atmosfera e pressão atmosférica, se bem que esta é menor que a da Terra. Aliás, é tão baixa que não consegue sustentar ou providenciar a presença de água em estado líquido.

A atmosfera marciana desvaneceu-se em parte pela fraca gravidade do planeta vermelho, mas outras causas podem ter contribuído também para tal desfecho:

- o impacto de inúmeros meteoritos causou explosões de energia capazes de libertar porções generosas da atmosfera primitiva para o espaço;

- por estar mais afastado do Sol, Marte sofreu um efeito de estufa invertido, ou "runaway refrigerator", em que muito do CO2 presente na atmosfera acabou capturado no solo marciano;

- a ausência de um núcleo magnético forte como o terrestre acaba por deixar exposto o planeta vermelho aos ventos solares e estes têm força suficiente para arrastarem consigo parte da atmosfera marciana.


A conjugação de todos estes factores acabou por condenar a promessa de existência de vida em Marte à superfície. A NASA vai ou espera enviar em breve o satélite MAVEN para averiguar o que se passa actualmente com a atmosfera marciana e tirar a limpo quais as causas que impedem Marte de ter água em estado líquido:

http://www.youtube.com/watch?v=yegfeUz_Abw


Se houvesse uma forma de reiniciar o núcleo do planeta vermelho, caso o mesmo não tenha solidificado, tal seria um bom começo, pois um forte campo magnético sempre ajuda a desviar toda a "trampa" que o Sol manda em seu redor. Se o nosso campo magnético um dia falha, estaremos em grandes apuros. ;)

Não que a nossa atmosfera desapareça, mas a mesma ficaria mais exposta às "espirradelas" solares, que causariam maior erosão nas camadas superiores da atmosfera terrestre, para não falar do massacre na camada de ozono e na consequente desgraça que seria o desaparecimento de muitas das actuais formas de vida à superfície. A longo prazo, desconhecem-se os efeitos de uma prolongada ausência do campo magnético.

Se olharmos para Vénus, este tem uma atmosfera bem mais densa que a nossa, mas não possui campo magnético digno de nota.

Cada caso é um caso, e no caso de Marte, o que se conhece actualmente sobre o planeta vermelho leva-nos a pensar que no seu caso específico, a sua fraca gravidade é a principal causa para uma atmosfera mais fina, mas aquando da sua formação, Marte seguiu pelo caminho errado, perdendo CO2 que foi capturado e que se julga existir em abundância numa camada do solo marciano, o que enfraqueceu bastante a capacidade de manter uma temperatura mais elevada à superfície, o que conjugado com o desaparecimento do campo magnético, acabou por ser o golpe de misericórdia para Marte, incapaz de ter água em estado líquido à superfície e como tal, Vida ao que parece.


Recordo também que a NASA já mandou uma boa porrada de sondas para Marte e que muitas delas foram dadas oficialmente como perdidas... Ou seja, ainda estamos muito longe de compreender realmente e com um grande nível de certeza o que se passou com Marte...

Talvez um dia se conheça mais sobre o planeta vermelho e aí se possa fazer algo para voltar atrás no tempo...