sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Filosofando os Antigos Mistérios 2

Filosofando os Antigos Mistérios Parte 1 

No capitulo anterior, falei um pouco acerca da profunda interpretação que um símbolo pode ter e produzir.
Volto a recordar que estou a olhar para o tema de uma forma filosófica, logo muito abrangente.
Neste, trataremos compreender, como as Sociedades Secretas olham para os Profanos .
Quando eu mencionar Deus, não tem nada a Ver com Deuses religiosos, tem sim a ver com a forma que Eles ( e eu,  verdade seja escrita Lol ) vêem Deus. A força Criadora do Universo ou o Grande Arquitecto, como gostam de o tratar.
Portanto, nada disto tem a ver com o Deus da Cruz, da Tv e das Igrejas que necessita do Dizimo para manter a sua empresa de Contabilidade a funcionar.
Já devem ter reparado que Deus, tem uma Horda enorme de empregados para Pagar...e eles comem bem e vivem á grande e á ....esqueçam !
Falando agora de coisas mais interessantes!


O Mundo Espiritual e o Mundo Material/Físico.
O Mundo Espiritual e o mundo Material, nas tradições Esotéricas é visto de forma algo confusa para os Profanos, pois, o mesmo carrega uma certa bivalência que parece confusa, no entanto, não o é.
Recordo que as Sociedades Secretas na sua tradição, são a continuação das Antigas Tradições das Escolas Mistério como hoje são chamadas.
Para elas, o Mundo Espiritual, é o mundo intangível, não palpável, o Mundo Invisível portanto não visível mas ao mesmo tempo, Ele é a realidade, Ele é o verdadeiro Mundo Real onde o Mundo Material é visto como A Grande Ilusão.
Portanto, o Mundo Físico ou Material é visto como a Grande Ilusão e o mundo Espiritual, é o seu Mundo Real... Isto tem um profundo significado que vos mostrarei e que fará todo o sentido.


Isto tem a ver com conceitos de Causa/Efeito, Espírito/Matéria, Vida/Morte.
Quando lerem algum texto escrito de forma Esotérica e mencionar A LUZ , na realidade, os mesmos referem-se ao Espírito, a Alma, á vida Espiritual ao Mundo Invisual.
Todas estas Secretas e muito suas Próprias visões Espirituais, relacionam-se ás Doutrinas Secretas praticadas em vida pelos Iniciados nas S.Secretas, pois os mesmos, vivem a sua Vida secretamente fora do olhar dos Profanos.
Portanto, as suas Ideias/luz/vida, provocam a CAUSA que resulta como EFEITO em nossos ESPÍRITOS no Mundo MATERIAL.
Isto tem a ver em si com a simbologia de Deus, O Deus espiritual que cria o mundo natural através da sua Luz.
então, voltamos ao conceito que o espírito é a Vida e os Iniciados nestas Ordens Secretas, sentem.se como que Re-encarnados ou Re-educados numa 2ª vida.
Elas no fundo funcionam como Ordens espirituais, Elas são a causa/espírito que causa os Efeitos/matéria que visualizamos no mundo Físico e os Profanos não conseguem alcançar por falta de educação neste sentido.
Nós somos o Efeito resultante pois Eles controem a nossa Educação manipulando o nosso conhecimento e ao mesmo tempo, os afectados por essa falta de conhecimento.


As falsas ideias que nos incutem desde pequenos, acerca do planeta, afastam-nos por completo do Organismo vivo que o mesmo é em todas as suas propriedades.
Por cima de tudo isto, ainda acham que os problemas que afectam o mundo, são visto como Causa/espírito da nossa ignorançia, pois Eles, na ilusão que têm de si como Srs do conhecimento, olham para o mundo profano, como uma massa de matéria ignorante que necessita de ser moldada.
O engraçado é que reconhecem que somos uma massa de matéria Ignorante mas recusam-se a estabelecer pontes que permitam a essa mesma massa, compreender e perceber o Código, ou parte dele para que não haja-mos como tal.
Indo mais longe, eles olham mesmo para nós, como algo material inanimado, tal como uma Pedra que pude ser movida daqui para ali, mas que por enquanto, não tem mente e precisa ser desbastada até á perfeição.


Portanto, este é um Mundo de Causas/Efeitos... se ligarmos tudo isto ao Vendedor de sonhos, os Média, ás suas falsas propagandas, a todas as histórinhas que nos Bombardeiam  e que acreditamos imediatamente , só porque uma " Autoridade no Assunto "  assim diz que é a verdade, nunca iremos perceber a CAUSA, porque estamos constantemente a ser empurrados para o Efeito.
Andamos a ser confundidos dentro daquilo que Eles (Iniciados) vêem como Ilusão, o Mundo Material
/Físico, pois os mesmos sabem que tudo isto que nós consideramos como Real/Físico, nada mais é do que uma Criação Espiritual, pois é o espírito/luz/a Filosofia por trás de tudo que nos Ilumina para criarmos, tudo o que acreditamos ser Real.


E qual é a Causa?
Bem, se perguntar-mos a estes Iniciados, Quem é a causa? Eles irão dizer que é o Poder do Grande Arquitecto do Universo que causa os Efeitos e afecta todo este mundo físico.
O que mal sabem os Profanos, é que quando Eles se referem que a causa Provém do Criador, no final de contas, o que Eles estão a dizer, é que Eles são os alunos do Criador, Eles Próprios se consideram Deus no mundo Físico
Pois Eles consideram-se em sí, como o Poder ou as Grandes Autoridades deste Mundo que Desbastam as bestas, as massas da Ignorância, os Profanos, usando-os para a construção daquilo que consideração ser O Perfeito Mundo Material/Físico.
A Importância que Eles nos atribuem é muito pouca, a mesma que o capataz atribui aos seus escravos desde que realizem o Trabalho.

Não sei se estão a gostar?...Eles não devem estar muito.
Não é suposto um Profano expandir-se espiritualmente desta forma.
Lol

nuno

4 comentários:

Anónimo disse...

http://circulodeestudoseclecticos.blogspot.com/2011/07/tracos-gerais-sobre-doutrina-do-quinto.html autor maçon dos 33 graus

Streetwarrior disse...

Esse Blog, é o excelente exemplo do assunto desta serie.
As "autoridades espirituais " acham-se no dever e acreditam ter a autoridade moral para nos liderar ao 5º Império.

Tudo bem...É a causa que temos que perceber, interpretando os seus sinais para decidir-mos se esse é o caminho.
Com o avançar da serie, Compreenderão até aonde os mesmos estão dispostos a ir.

Anónimo disse...

Este post em algumas pequenas partes está um pouco confuso. Tive de reler algumas vezes para perceber o que estavas a querer dizer.
Também partilho a mesma opinião. Somos nós que criamos este mundo físico, estando conscientes disso ou não, mais propriamente através da parte subconsciente da mente. A mente é um elemento chave para a compreensão destes assuntos. É esta a visão que tenho.


Cada vez mais os vejo como narcisistas.

G.S.

Streetwarrior disse...

GS...com o seguimento dos capitulos vais percebendo...pouco a pouco.

É dificil colocar de forma escrita coisas complexas.
Mas penso que é uma questão de intrepretação.

O pensamento é a força primária em tudo...hoje o apitulo é sobre esse tema.
Quando chegar ao Trabalho começo a colocar os rascunhos que tenho vindo a fazer de forma organizada.