terça-feira, 26 de julho de 2011

O Poder do Simbolismo


 Começei a ler um livro que se chama O Poder Simbólico de Pierre Bourdieu, Editora Difel - Memória e Sociedade.
O autor, descreve em vários capitulos, o poder e a força que os simbolos exercem no subconciente humano e o seu  uso por corporações e entidades governamentais, como estimulo para que essas mesmas empresas atinjam os seus objectivos quando elaboram um logótipo para as representar ou para representar determinado producto.

Ainda não o li todo, no entanto acabo de ler uma passagem que gostaria de partilhar com vocês ;
" O poder simbólico, tem como Poder de constituir o dado pela enunciação, de fazer ver e fazer crer, de confirmar ou de transformar a visão do mundo e, deste modo, a acção sobre o mundo.
Exerce um Poder quase Mágico que permite obter o equivalente, daquilo que é obtido pela força ( Fisica ou económica ), graças ao efeito especifico de mobilização e só se exerce se for ignorado como arbtrário, pois, se reconhecido, deixa de ter o efeito pretendido. "
Ou seja, por palavras minhas, O poder dos simbolos, só consegue ter a força de persuasão, se como tal, o subestimarmos ou se o ignorar-mos com o poder para tal.
Torna-se óbvio então, o porquê de nos bombardearem constantemente, com inumeros simbolos e que só com desconhecimento das massas, os mesmos produzem o efeito pretendido.
Como exemplo, reparem que em todas as religiões, a mesma simbologia, independentemente da religião, é projectada em consonancia com as mesmas palavras talismãs.

Aqui está uma analise critica ao livro, que penso que podem gostar de ler.
http://pt.shvoong.com/humanities/theory-criticism/1752431-poder-simb%C3%B3lico/

Por acaso, tenho mesmo o livro, mas talvez consigam fazer o Download do mesmo num qualquer formato.
(isto não pode ser usado contra mim em tribunal eh eh eh )
Boas leituras.

Nuno

Sem comentários: