quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Formatação Social 1



Deparei-me com este extraordinário estudo comportamental acerca de como pessoas normais, interagem com determinadas formas de autoridade que lhes são dadas e como se auto responsabilizam pela sua conduta.
Interessava-me particularmente ouvir pessoas com autoridade para exercer, determinado tipo de autoridade e  violência sobre outros, tal como Guardas Prisionais, Seguranças mas principalmente Policias.
De qualquer forma e pedindo desculpa antecipadamente por o Vídeo estar em inglês, gostaria de ouvir, também no geral qual a mensagem que retiram desta experiência comportamental muito interessante.
Esta para mim prova que a Verdadeira mudança, não está em quem nos Oprime mas sim, na forma como nos deixamos ser Oprimidos.

Que mensagem retiras deste Vídeo?

4 comentários:

ChronicSmoker disse...

http://imageshack.us/f/508/38318721221504218376410.jpg/

Penso que esta imagem diz tudo ;)

Streetwarrior disse...

Grande ChrinicSmocker.
Esta merece um Post.
Obrigado.
Nuno

Anónimo disse...

Boas... Vi este documentário faz tempo na tv, acho que no Odisseia...

E é realmente fascinante observar o comportamento condicionado dos animais humanos. Mostra apenas a total falta de valores e de capacidade de reflectir e reagir a actos/acções de violência quando alguém pensa que tem um pouco de "poder" e está a fazer algo que imagina ser em prol do desenvolvimento cientifico, ou de outra qualquer suposta causa...

No fim de contas não passa de mera alienação global criada pelo Sistema que não quer Ser Pensantes nem Autónomos, apenas deseja uma imensa massa amorfa e que responda a estímulos exteriores de forma idêntica, e que se comporte muito homogeneamente.

E está a funcionar muito bem... E tudo começa a partir do momento em que entramos no sistema "educativo" (é mais transformacional) onde começam logo por nos começar a retirar os valores básicos que são necessários para que alguém possa aferir se o que faz é sensato ou não... se deve ou não ser feito. Resumindo começam a retirar-nos a nossa capacidade de PENSAR, Raciocinar, Reflectir e Agir. E usam logo desde esta altura todas as formas punitivas imaginárias... chegando em casos extremos ao uso de drogas....

Sem dúvida uma Civilização totalmente desprovida de sentido e sentimento.

ßrighid disse...

Aconselho-te a ver este filme http://www.imdb.com/title/tt0997152/

Kudos
BR