segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Viajando sobre os Simbolos e as Palavras 1

Boas.
Irei começar uma serie, onde irei interpretar alguns Simbolismos, seus  significados Místicos Herméticos.
Tentarei,  transmitir um significado mais profundo que alguns dos simbolismos conhecidos na maioria dos Sites Maçónicos e  nas mais variadas religiões e Dogmas
È ou deveria ser do conhecimento geral que qualquer símbolo ou significado do mesmo, não se encerra em uma só interpretação, havendo mesmo num sentido filosófico, várias interpretações, cada vez mais profundas e místicas consoante se adentra no próprio símbolo.
Irei postar series de Pares, não seguindo uma Ordem alfabética mas tentando seguir uma linha de raciocinio ligando uns aos outros, no entanto, pode por vezes não acontecer também, pois não tem que assim ser.
No entanto, quem pretender conhecer ou ler uma outra interpretação de algum simbolismo, pode sempre fazer um pedido, tentarei responder, dentro do meu parco conhecimento
No fundo, o pretendido, será um exercício de interpretação e o qual, é sempre uma experiência muito própria e se fica a conhecer, algo mais do que o normalmente escrito e conhecido, pois, é nosso como se de um novelo se tratasse.
Caso queiram perguntar algum Símbolo ou palavra, ou mesmo discordar ou acrescentar algo, será sempre bem vindo.
Comecemos pelos quais, considero mais intrigantes.

11 ( Onze )
Este numero é particularmente Sagrado nas tradições Esotéricas africanas, chegando-se ao ponto de ver neste Numero, uma das principais chaves do Ocultismo Negro.
È relacionado com os Mistérios da Fecundidade ( dai os Rituais do 11 Setembro que já vos tinha falado )
A Mulher Mãe, tem 11 aberturas, ao passo que o homem tem apenas 9 (percebem a correlação )- 9/11
Pensa-se que o esperma demora 11 dias a atingir o destino e a fecundar o óvulo materno.
O filho que vem a este mundo, receberá as Onze forças divinas pelas Onze aberturas de sua Mãe.
Nesta Tradição, o 11, é tomado num sentido favorável o que se orienta para a ideia de renovação dos ciclos vitais mas existe também o sentido oposto, geralmente mais bem documentado segundo parece noutras áreas culturais.
Juntando-se á plenitude do 10, que simboliza um ciclo completo, o Onze, é sinal de excesso, da medida do transbordamento, seja em que Ordem for, Incontinência, Violência, exagero de Julgamento, ou seja, este numero anuncia um conflito virtual pelo exagero.
A sua ambivalência reside no facto de o excesso que ele significa, poder ser encarado como o principio de uma renovação, quer como ruptura e uma deterioração do 10, uma falha no Universo.
Foi neste ultimo sentido que Agostinho pôde dizer que o numero 11, é a estante do pecado.
De uma forma geral, este numero é o da iniciativa individual, mas sempre  excedendo-se sempre sem relações com a harmonia Cósmica.
Ou seja, tanto pode significar a mudança, como a destruição para que se dê a mudança de um ciclo anterior.

Num sentido ainda mais profundo e ultrapassando o mais óbvio, o seu aspecto é confirmado pelo processo da adição Teosófica que, ao fazer a soma dos 2 números que o compõem ( 1+1=2 ) dá como resultado o 2, isto é, o numero nefasto da luta e da oposição...a dualidade.
O Onze será então, o símbolo da luta Interior, da dissonância, da rebelião, do desvario, da transgressão da Lei...do pecado Humano ou ainda mais profundamente, da luta dos Anjos.
O Numero 11 que parece uma chave da Divina Comédia, extrai também o seu simbolismo da conjecção dos números 5 e 6, que representam o MicroCosmos e o MacroCosmos, ou da Terra e do Céu
O Onze, assim compreendendo melhor, é o numero pelo qual se constitui na sua totalidade, a soma da Terra e do Céu, ao qual se dá o nome de TAO, dai o nome cristão de uma das primeiras formas de Cruz, a Cruz de TAO.
 Nas Lojas da Sociedades Secretas, Onze Bandeiras são colocadas no Alqueire segundo a disposição 2x5+1 como lembranças, diz-se duas Series de 5 fundadores, fundidos num só ( GRAP, GUED,GUET)

Saturno
O Saturno Romano, não se identifica com o Cronos Grego, contrariamente ás interpretações apressadas que só se justificam jnum data bastante mais tardia, embora, tenham semelhanças.
A sua associação com o Rei  JANO ( de onde provem a simbologia da Águia Bicéfala, percebem como tudo está ligado, a Águia e Saturno ) que o teria acolhido em Roma, teria deixado uma imagem de Idade de Ouro,simbolizando o heroi civilizador e em particular, aquele que ensina a cultura da Terra.
Já vos tinha falado que é de Saturno que  derivam as Festas Saturnalias em que as posições da sociedade eram invertidas, passando os escravos a Senhores e estes servindo-os pelo período das festas, não irei entrar muito por aqui, pois isto já foi falado e é fácil saber-se.
Estas festas derivavam como que uma lembrança obscura do facto de Saturno ter destronado seu pai, Úrano antes de por sua vez, ter sido destronado por seu filho, Jupiter ou...São Pedro.
Para os Sumérios e Babilónios, Saturno era o Astro da Justiça e do Direito...e ainda hoje o é, curiosamente, o simbolo da Ordem dos Advogados é um Mocho ou Molech, que representa Saturno, portanto...ainda hoje, nada de novo.
Saturno nesse período, tinha o mesmo Sentido do que na Roma primitiva, pois estaria aparentemente ligado as funções solares de fecundação, governo e continuidade, tanto na sucessão dos reinos como nas Estações.
percebem porque razão, o simbolismo das religiões e Ordem Herméticas está profundamente relacionado com Saturno, pois eles sentem-se e acham-se no direito de nos Governarem como Guardiões destes conhecimentos.
Para o pensamento hermético, aos olhos dos Químicos Vulgares, Saturno é o Chumbo ( lembram-se do Touro no exterior do parlamento Europeu cor de Chumbo ) mas para os Filosofos herméticos, é a cor Negra, a da matéria dissolvida, putrefacta, dai a associação á Morte ou ao Deus da Morte, carregando a Foice.
O Nome de Maléfico dos Astrólogos é-lhe atribuido com toda a justiça, pois Ele representa a serie de provações de separação em cadeia ao longo da história do ser humano, desde a ruptura do cordão umbilical do recém nascido, até ao despojamento máximo do Idoso, passando por vários abandonos, renuncias e sacrificios que a vida nos impõe.
Através desse processo, saturno tem também a missão de nos libertar da prisão interior da nossa animalidade e das nossas ataduras terrestres, libertando-nos da corrente da vida instinctiva e de suas paixões.
Percebem.... o pendor de nos separar dos instintos e das paixões, pois neste sentido, ele constitui uma força de bloqueio  em proveito do espirito eque é a grande alavanca da vida intelectual, moral e espiritual.
O complexo Saturniano, é a reacção de recusa de se perder aquilo a que se está sucessivamente ligado durante o percurso de vida.
È também na relação deste Complexo de recusa de perder algo, que provoca situações de frustração afectiva que conduz a uma exasperação de avidez sob várias formas, Bolimia, avareza, cupidez, ambição.
É também destas relações de frustração que ´rovém o canibalesco Mito em redor de Chronos a devorar os próprios Filhos.
A outra face deste JANOS, apresenta o quadro inverso de um desprendimento excessivo sob os diversos aspectos do auto-aniquilamento de si, da desistência do ego... percebem porque os votos de pobreza e solidão Jesuíta e das várias etapas de Silêncio a que se auto-submetem os Graus das Sociedades Secretas, pois conduz ao controlo da Insensibilidade, da frieza, da renuncia extrema de desemboca muitas vezes no pessimismo e na amargura, na melancolia e na recusa de viver camuflada pela alegria superficial.


Hoje fico-me por aqui....

Nuno

2 comentários:

Winston Smith disse...

Quando é que temos mais números? Tipo o 6 ou o 8 ou o 12?

Contando com as portas, muitas casas em Londres por exemplo, têm 8 aberturas na fachada que dá para a rua... 3 no primeiro andar e outras três no segundo andar, uma janela no rés-do-chão, mais a porta. Isto em casas tipo "Working Class".

Há prédios antigos que possuem 3 andares e 3 janelas por andar, sendo que no rés-do-chão, também possuem 3 aberturas, incluindo a porta.

E nos telhados, usam bastante o triângulo, assim como alguns prédios possuem globos a "encimar" as vigas "angulares"...

E há edifícios em que certos pormenores são "ofuscados" pelo Google Maps... ;)

Streetwarrior disse...

winston, talvez hoje se tiver tempo.
Tenho andado a acabar a Casa no Sótão onde pretendo construir a Livraria.
Mas deixa um pedido, sobre qual o símbolo que queres ver escrito sobre.

Quem diz o winston, diz outro comentador.

Nuno