segunda-feira, 23 de julho de 2012

Filosofando sobre o passado, Nós e o Futuro


A vida, traz-nos experiências que muitas vezes não as sabemos avaliar ou compreender.
Muitas das coisas que nos acontecem, num determinado período, não fazem qualquer sentido e por mais que nos interroguemos do porquê, não conseguimos perceber.
Mais tarde, por vezes ao fim de anos, algo acontece que nos faz perceber, que aquilo que nos aconteceu no passado, está diretamente ligado a este evento e agora sim faz sentido.

 Hoje, enquanto pensava numas questões pessoais que me aconteceram há 10 anos atrás, relacionando-as com a minha vida atual,  surgiu-me esta frase na minha cabeça, á qual, só passados uns minutos, percebi bem a força desta sentença.

(Ocorreu-me isto)
O importante, não é aquilo que nos acontece durante a nossa vida... mas sim,  a forma como nós reagimos a essa experiência.


A reação á qual, interagimos, consciente ou inconsciente a essas experiências, é que induzirão, o nosso prazer ou a nossa dor, durante o breve período que cá estaremos, como seres conscientes desta mesma viagem á qual chamamos VIDA
Porque no fim, quer queiramos ou não, a vida, trazer-nos-á multiplas experiencias e só depende de nós, a forma como seguiremos em frente.
Eu compreendo que haja experiências dificílimas de ultrapassar, tais como entre muitas, a morte abrupta de um familiar chegado mas de nada nos serve, continuar, "a viagem" "o caminho", sofrendo, agarrado ao Passado, pois isso, no fundo, terá graves implicâncias na forma como viveremos o futuro.
Depende de nós e só de nós mesmos, tornar algo que a principio seria "encaixado" como uma experiencia negativa, em algo positivo, aprendendo com ela, aceitando que a Vida, é simplesmente um conjunto de experiencias durante a Viagem, ás quais, nós como actores principais da nossa própria vida, temos que aprender sempre a analisar e a compreender que todos os acontecimentos, irão sempre nos influenciar.
Então mais vale aproveitar o que essas experiências nos podem ensinar, retirar ensinamento dai e continuar com a nossa vida, dando muito mais importância ao que ela tem de bom, ao invés, de nos posicionar-mos durante "a Viagem" com toda a negatividade que ela terá sempre, como dualidade das coisas Boas que a vida tem para nos oferecer.



Até já
Nuno

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia streetwarrior, não sei se reparas-te mas postei uns comentários na última públicação(desvendando o oculto, 13 julho 2012) tal como mandei um mail para: guerrinho@hotmail.com, provávelmente quer os comentários quer o mail passaram despercebidos pois não obtive resposta. Espero por uma resposta, obrigado.