domingo, 23 de outubro de 2011

Cristo O Nascimento e Morte de um Mito 3


A história acerca de Jesus Cristo, é em inúmeros aspectos, idêntica á história proveniente de anteriores Divindades.
Qual a razão e porque é que ambas as divindades têm tanta coisa em comum?
Para percebermos como é que isso é possível, é importante percebermos que todas estas divindades têm um aspecto comum que os liga entre eles.

Todos Eles eram Divindades Solares
Todos estes deuses eram Divindades Solares ligadas ás mudanças de estação e durante as quais, eram realizados vários rituais de pouco deferiam de região para região mas que na sua génese, tinham o mesmo objectivo.
A comemoração de estações que acabavam e de outras que recomeçavam.
Devemos ter em conta, que neste período, as pessoas viviam num período de lendas, ao contrário do nosso tempo, naquela altura, tudo era um grande mistério e fonte de grande superstição ao ponto de, se nos tentarmos colocar na pele das pessoas durante aquele período e observarmos o mundo através dos nossos olhos, provavelmente acharíamos que vivenciava-mos um conto de fadas.
Isso deve-se porque eles muito pouco sabiam acerca de ciência e tudo aquilo que hoje vemos como banalmente natural, para eles tudo aquilo era sentido de forma muito misteriosa e mágica.
Naturalmente, como o modo de vida daquelas pessoas estaria profundamente ligado ao seu bem estar ligado ás suas colheitas, os seus Deuses eram sobretudo, Deuses de Vegetação e de Fertilidade responsáveis pela garantia de que as sementes se tornavam em arvores e plantas e iriam produzir a comida necessária para todos se alimentarem.
Portanto é muito racional pensarmos que os Ciclos relacionados ás colheitas, provinham das Dádivas dos Deuses e que como tal, poderiam ser-lhes tirados a qualquer momento se se sentissem ofendidos com algo.
Claro que isto, seria responsável por elaborados rituais e Sacrifícios que lhes dedicavam de modo a agradar e a agradecer por forma a salvar as pessoas da sua Fúria.
Cometer aquilo que hoje consideramos Pecados ou não respeitar as leis " religiosas " era considerado motivo para as Secas, as Inundações, diluvios, enfim, desastres naturais quando provavelmente, fora de tempo e ás quais, tornavam as suas vidas ainda mais difíceis e instáveis.
Hoje quando pensamos em Paganismo ( culto solar ) pensamos na adoração ao Sol mas no período dos Antigos Mistérios, todos eles, também estavam ligados ao nascimento, Morte e ressureição dos seus respectivos Deuses todos Poderosos.
Há 2000 anos atrás, os Egípcios já adoravam Isis e Òsiris durante milhares de anos, praticando elaborados rituais, sacrifícios e cerimónias, levados a cabo para comemorar e agradar o Deus e a Deusa para assim garantir o bem estar, das suas gentes.
Na Pérsia, os rituais e cerimónias que envolviam as suas divindades, o casal Sagrado Mitra e Anaita (conhecem o nome Ana? ) em Roma, Attis e Cybele floresceram entre inúmeros outros Deuses
 e Deusas do mundo antigo.
Tammuz e Inanna tornaram-se nos credos da mêsopotania, enquanto Dionisius reinava sobre os corações dos Gregos.
Consoante analisamos a Mitologia Grega, percebemos como praticamente os Povos antigos eram obcecados com a lenda de um Deus e uma Deusa que desceram dos Céus e ofereceram Dádivas á civilização
Eles eram venerados como Deuses que asseguravam a prosperidade e a fertilidade ás suas populações...Eles, claro ( quem haveria de ser ) ensinaram-nos a Escrever, a Lavrar, construir, medicina, Arte e muito mais...
Os Mitos que rodeavam este casal eram tão difundidos que mesmo num período onde haveria milhares de Territórios e fronteiras tribais, virtualmente, todos eles adoravam a mesma Lenda...embora, com nomes e alguns detalhes diferentes mas o Padrão, era similar.
Não interessava, onde quer que se encontrassem estes Deuses, a sua morte e ressureição, simbolizava o ciclo de fim e renovação da natureza.
Não nos esqueçamos de outro pormenor muito mais importante...é que só uma pequenissima Elite, é que dominava estes Mistérios.
A quem será dedicada esta Cerimónia?
No próximo capitulo, entrarei mais profundamente nos mistérios e suas similiriedades para que juntos percebamos, as "coincidencias" actuais do nosso Cristo e a Razão da celebração dos nossos Rituais...perdão, feriados e Sacrificios...perdão, atentados e guerras.
A titulo de curiosidade, se pegarem na Wikipédia e apontarem datas importantes, talvez seja mais facil se questinarem porque razão certos acontecimentos importantes, aparecem sempre no mesmo dia...Século após Século.

Algumas Curiosidades simbólicas;
Equinócio Primavera - Guerras napoleónicas
Eq Primavera -Greek_War_of_Independence
Eq primavera 1ª Républica do comunismo- Hungarian
Eq Primavera - World_War_I
Equinócio Primavera - Guerra do Iraque
Dia de Aries e da Astrologia - Será que o Dia de Carneiro terá algo a ver com o Carneiro Cristão? Será que o dia da Astrologia cujo simbolo é uma Piramide estará ligado?
... Nããã...é só coincidencias...Teorias da conspiração.
Poderá o Sol ter andado mesmo pela terra sob a forma Humana, como todos os outros deuses e Deusas.
Escritos é que é um pouco dificil de encontrar para provar que é mentira.


Nuno

Sem comentários: